domingo, 15 de janeiro de 2012

A página pede perdões


Mil perdões, exaustivamente mil perdões pela impossibilidade de lembrar de todos que amamos e com os quais tivemos ótima convivência e, o melhor, uma grande amizade, intensa,  duradoura, eterna.
Tá vendo no que você me meteu, minha querida e amada amiga Socorro Cavalcante? Foi sua a ideia para que eu fizesse artigos falando sobre o nosso querido Codozinho, Rua Branca, Rua Euclides da Cunha. Eu atendi ao seu valoroso pedido, que para mim é uma ordem. Mas, confesso que fui mal, esqueci de mencionar nomes, muitos nomes de sacolenses de longas datas, para ser mais sincero, sacolenses de fundação. Gente que ajudou a carregar a pedra fundamental na edificação da Turma do Saco. Gente da gente, gente querida, amiga, gente nossa.
Perdão Rosana, você que é amiga desde sempre, que passou noites e noites sem dormir, dando uma de garçonete do Bar do Saco. Você que entrou nas madrugadas alegres em que eu e Luquinhas (o Luís Carlos da Vila Bessa, que nós, da Escola de Agronomia, o apelidamos carinhosamente de Pedro Bó) cantávamos para alegrar o ambiente. Aliás, nós trabalhávamos em dupla, lembra? Cada final de semana duas pessoas tomavam conta do Bar. Já faz muito tempo, é certo. Mas a nossa é referência maior é que naquela época nós fazíamos tudo por união, pela coesão social, por amor a um símbolo chamado Mocidade Independente Turma do Saco.
Rosana, foi numa noite dessas, ou melhor, daquelas, que o Luís Carlos pegou o violão e me fez ouvir pela primeira vez, “A banca do distinto”, música do saudoso Billy Blanco. Foi ali, no Boteco do Saco, ou na Barraca do Saco, que eu tive o primeiro contato com a obra do grande Billy. Quando o nosso querido Pedro Bó, cantou “Não fala com pobre/Não dá mão a preto/Não carrega embrulho”, eu quase não me contive, fiz um esforço enorme para deixá-lo terminar a música e não pedir bis antes mesmo que ele terminasse. Ele a cantou três vezes e eu a aprendi e canto sempre que estou com o banjo ou o cavaco à mão.
Rosa, confesso que aprendi muito com o nosso amigo Luís Carlos Pinto (Pedro Bó). Ele é um amigo magnífico. Pegava o violão e de pronto canta “Paralelas”, lembras? Sempre cantava um bolero lindo de autoria do Sérgio Habib em parceria com o Sérgio Pinto, que é primo e cunhado dele. Molhava a língua e já cantava alguma coisa de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, e tome música. Cantávamos de Cristóvão da Madre de Deus a Pinxinguinha, passando, é claro, por César Teixeira, Josias Sobrinho, Chico Maranhão e tantos outros grandes compositores.
Minha amiga querida, você bem que poderia ter comentado esta minha lacuna e lembrado os bons tempos, mas eu tinha mesmo que saber disso no seu gostoso restaurante, lá no Beco do Gavião, no coração da Madre Deus. Rosana, bons tempos aqueles em que trabalhávamos para construir a sede da Turma do Saco. Hoje, quando nos encontramos no seu estabelecimento, você me fala logo – “Prego, eu não bebo quando estou trabalhando”e eu fico regando o papo com água mineral. Um grande beijo, minha querida.
Ah, faça-me um favor, diga a nossa querida Jane Mary que ela não perde por esperar. Já estou escrevendo sobre ela também.

Obrigado por comentar.

2 comentários:

Anônimo disse...

caro amigo prego, ñ acredito que stavas squecendo de rosana? deixa eu te lembrar um pouco mais, antes que tu saisse, eu,(Baia)rosana, joaquina e mais duas amigas que moravam perto de mim, pilu, cesar, ja faziamos da ilha a nossa ilha, secreta de amores, alegrias , enfim, de tudo, ela, merece, como tantas outras serem citadascomo peças importantes, ñ so par a fundação da turma do saco, como principalmente, para o codozinho em si, sacou?!!!!!!!!scuta prego disse que domingo vai haver um carnaval la na praça, pediu tua( a nossa) presença pra colocar5mos em pratica nosso encontro, da velha guarda, axo que ñ vai dar pra mim ir, mas, va, e depois nos comunicaremos, abraços saudoso do amigo de sempre baia.

Preto Cunha disse...

Olá Prego, e3u Preto Cunha, falei com o Chiquinho Bahia sobre o domingo na praça, para converssar-m0os, por coincidência estava no super mercoado e encontrei com Rosana falei que domingo eu , Chiquinho e Pilú iriamos por lá para batermos um papo e acertarmos um encontro da velha guarda do codozinho