quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Entre o vestibular e o cursinho de Zeca Pilu


Era uma época de efervescência cultural. No Codozinho havia muitos jovens em idade de entrar para a universidade. Opções não faltavam: Engenharia Civil, Agronomia, Direito, Medicina, Pedagogia, Odontologia, Serviço Social, Letras, Matemática constituíam desejos de um conjunto de estudantes pobres, ou de classe média baixa, que moravam no Codozinho. Era um movimento de jovens estudando aqui e ali. Num vai e vem. Ouvia-se só os comentários: hoje vamos estudar na casa de Fulano, amanhã vamos estudar na casa de Beltrano.
Esta foi uma época marcada por um curso pré-vestibular que o José Henrique Franco de Sá (nosso querido Zeca Pilu, ou Zé Cabeça) fundou. O cursinho funcionava no andar de cima da casa de Walterloo, o pai do Zeca Pilu.
Foi nessa época que conheci uma moça magrinha de sobrancelhas bem marcadas, cabelos negros e lisos, sorriso farto, meiga. No bairro, toda vez que chega uma figura diferente, logo se pergunta: - quem é esta/e? Hum, essa é Jane Mary, mora lá em cima próximo da Praça da Saudade. Está estudando aí, com as meninas, para fazer o vestibular.
Nunca uma moça bonita fica sem os olhares da rapaziada. Todo mundo olha, mas faz que não vê, que é pra não demonstrar que está a fim. Na época o César de Bibi (como costumávamos chamar o César Viégas Guimarães) estava namorando como uma moça muito bonita, meiga e inteligente (Viviane, se não me engano), que morava na Rua do Passeio, mas estudava lá no Codozinho com algumas amigas de lá.
Com a vinda de um grupo de moças bonitas e estudantes do Colégio Rosa Castro, Jane Mary, que já as conhecia, ficou muito mais à vontade na Turma do Saco e no Codozinho. Depois, o César de Bibi abdicou do namoro com a moça da Rua do Passeio e já apareceu no bairro com a tal moça magrinha, de sobrancelha bem marcada. Aí começava um grande amor que desencadearia em casamento.
A Jane Mary se integrou de tal forma ao Codozinho e à Turma do Saco que parecia que já convivia conosco de longas datas. Vendia rifas, participava dos bingos, ajudava em tudo que podia. É uma sacolense de alta casta, de excelente cepa.
Logo Jane Mary foi aprovada no vestibular para o Curso de Ciências Contábeis e o bairro, como era o costume, comemorou muito.
Querida Jane, juro, não esqueci da sua altiva e intensa participação na Turma do Saco, mas, creia, é difícil falar de cada um dos nossos amigos, de per si. Um grande abraço!

Obrigado por comentar.

3 comentários:

Preto Cunha disse...

Pena que não perticipei do grupo de estudantes que queriam se formar, pois logo fui para a Marinha, mas sempre que entrava de ferias, vinha a são Luis rever os amigos, a Jane Mary de cesar de Bibi, é uma senhora muito bacana assim como o Cesar.
Sabe Prego na segunda de carnaval nos encontramos na Turma do Saco.
Zé Costa,Cabeça, Chico Bahia, Laurindo, A Elzinha estava por lá, depos eu cheguei e soube que ZECO Kim esteve mais cedo e chorou quando viu tudo por lá, mais tarde chegou Jesus irmão de Elzinha, e o papo rolou por muito tempo acompanhado de umas cervejas, estavamos esperando a MITS, sair para o desfile, faltou vc para completar, rolou muita conversa sobre as peripecias da turma no passado, estamos esperando uma confirmação sua para uma reunião, para converssar-mos e contar-mo algumas hist´rias do codozinho.
amigo, um abraço de Preto Cunha

baia disse...

realmente, faltou vc meu caro prgo, vc, cesar benedito bacurau e outros amigos. Quanto ao cursinho que funcionou na casa de pilu, e era coordenado por nos, vale lembrar, alem dos nossos esforços,o professor de frances, que entusiasmado pelo idioma, e querendo dar uma senhora aula para os demais alunos, sacou essa perola: atencion les eleves(ate ai tudo ia tranquilo)qdo lascou de vez a frase:MARIÊ TA NA JANELÊ, foi expulso mas, ficou na historia codozinhense. Vamos a feijoada, ñ stou bebendo, mas starei la, esperando por vc, abraços.

baia disse...

e por falar em poesia te mando mais um pedacinho de uma ode minha:
Sabes quem sou? perguntei ja com olhos desquitados. Muito pouco pra saber que errado, respondeste com teu jeito acriançado. E o que te prende a mim?Sorrir com sorriso de vitoria! Teus segredos enfim tua historia..... Vou ficando poraqui meu amigo, te mandarei mais, noutra oportunidade. N squece de falar do BECO DA DESONRA, por se ñ eu falarei e com propriedade kkkkkkkkkk abraços.