sábado, 11 de outubro de 2014

A invenção da “realidade” tucana

Agora, o segundo turno da eleição para presidente da república está caracterizado por uma guerra de informação entre os candidatos. Nesta guerra a grande imprensa resolveu dar uma mãozinha ao Aécio Neves. Os tucanos, como sempre, bons de bico, comportam-se como se tivessem num vale tudo.
Os tucanos dizem que a inflação está alta, que os serviços de saúde estão péssimos, que a educação carece de mudanças, que a segurança carece de mudanças, que o governo atual é marcado pela corrupção e que o Brasil está pior.
Quais são os parâmetros dos tucanos? Os tucanos são defensores do estado mínimo, um estado em que o governo deverá ater-se somente aos serviços de saúde, educação e segurança, os demais serviços como bancos, empresa como a Petrobras, por exemplo, devem ser privatizados. Assim como fizeram com as empresas de telefonia e a Vale do Rio Doce, lembram?
O estado mínimo defendido pelos tucanos é contrário ao estado de bem estar social voltado para os mais carentes. Isto significa que os tucanos são contra a bolsa família, o PROUNI, o Minha Casa, Minha Vida, Ciências sem Fronteiras e qualquer outro programa social que apoie as pessoas mais carentes da sociedade brasileira.
Os defensores do estado mínimo detestam funcionários públicos. Para eles, o estado tem que ser enxuto, com o menor número possível de empregados. Então amigos funcionários públicos federais, bancários e afins, se não quiserem ser chamados a um novo PDV, votem na Dilma. Professores universitários se não quiserem ver as suas universidades privatizadas, votem na Dilma. Bancários e professores universitários, vocês lembram como os tucanos tratavam as greves? Só como uma ajuda-memória eu vos lembro. Eles faziam de conta que os grevistas não existiam, ou pior ainda, ficavam indiferentes aos movimentos grevistas, como uma forma de dizer que professores, bancários, ou outros funcionários públicos quaisquer não têm importância para a sociedade e, assim, as greves duravam 60, 80, 90 dias ou mais e, no final saíamos em vexaminosa posição – sem ganhos significativos, sem qualquer diálogo com os representantes do governo, mal vistos pela comunidade e outras implicâncias adicionais decorrentes da derrota dos grevistas.
Não concordo com a corrupção, nem com serviços públicos de má qualidade, seja os de saúde, educação, segurança ou qualquer outro, agora, sejamos sinceros, a má qualidade dos serviços públicos no Brasil não foi inventada pelo governo Lula, muito menos pelo da Dilma. Tenho 57 anos e, nesse interregno, nunca a corrupção foi tão denunciada e combatida como nos governos de Lula e da Dilma. Nunca se combateu a miséria com tamanha abrangência como nos governos do Lula e da Dilma. Nunca o mundo respeitou tanto o Brasil, como nesses dois governos. A relação comercial do país aumentou significativamente.
Homens e mulheres brasileiros, não se deixem ludibriar pelas promessas do netinho do vovô Tancredo Neves, porque se ele ganhar esta eleição, ele não mudará as convicções tucanas e muito menos os princípios do PSDB. Como ele não é bobo, no início vai cozinhar esses programas sociais no banho Maria, depois ele os matará por inanição.
Hoje, os tucanos falam do Brasil como se este fosse o pior país do mundo, mas nós que vivemos aqui sabemos que este país tem defeitos, mas tem coisas muito boas também. O Brasil de hoje dá mais oportunidade aos seus filhos pobres do que o Brasil que foi governado pelo PSDB. Nunca na história do Brasil os estudantes universitários pobres tiveram tanta oportunidade de estudar no exterior. Nunca os filhos pobres deste país tiveram tanta oportunidade de entrar na universidade.
Os adeptos da candidatura do netinho do vovô Tancredo Neves querem a todo custo inventar uma realidade brasileira diferente da realidade em que vivemos. Nesse vale tudo desta eleição, nós devemos antes de qualquer coisa, ver a historia de vida dos candidatos. Dilma tem uma historia de luta pela melhoria da sociedade brasileira, marcada, na sua juventude, pela luta contra a ditadura militar. Dilma é uma mulher de trabalho, séria, competente, de sabedoria consistente, que continua lutando de forma democrática por um Brasil melhor. Aécio Neves é um netinho do vovô, que teve uma vida de plaboy até o dia em que o vovô Tancredo Neves o chamou para trabalhar junto dele, como quem diz assim: se estiver perto de mim fará menos besteira (para cavalo corredor, cabresto curto). Como todo neto do vovô nunca lutou por nada, já encontrou o terreno pronto. Um mauricinho que sempre esteve distante dos anseios populares por isso não consegue ver melhoria num país onde pobres têm mais vez e voz. Por isso, eu continuo confiando na seriedade da Dilma.
Obrigado por comentar.

Nenhum comentário: