quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sampaio Corrêa Futebol Clube – “Yes, we can”[1]



Com a ascensão do Sampaio Corrêa Futebol Clube à série B do futebol brasileiro e, ainda, depois da boa campanha feita em 2014, o futebol maranhense elevou a sua autoestima e tacitamente vive uma espécie de “Yes, we can”.
“Sim, nós podemos” – é isto que fala cada torcedor maranhense que no dia a dia exibe as camisas do Sampaio Corrêa Futebol Clube em todas as cidades do estado, no Brasil e no exterior. Aliás, é bom lembrar que jamais um clube de futebol maranhense vendeu tantas camisas, quanto o Sampaio Corrêa vende hoje.
Lembram que todo maranhense tinha um clube do coração além do Sampaio Corrêa, Moto Club, Maranhão Atlético Clube, ou outro clube qualquer do estado? A coisa mudou, hoje muitos dos bolivianos que torciam por times do Rio de Janeiro, São Paulo, ou de outro estado brasileiro, agora torcem apenas pelo Sampaio Corrêa Futebol Clube. Só por provocação eu  perguntei para alguns bolivianos que antes torciam pelo Flamengo, Fluminense, Botafogo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, ou outros clubes, por que razão agora eles/as só torcem pelo Sampaio. Muitos me responderam com outra pergunta: - “pergunte aos cariocas, paulistas, ou aos brasileiros de outros estados, para qual clube maranhense eles torcem?”, e completaram, “faça isso e você será motivo de chacota”.
O estádio não tem lotado completamente, mas, hoje a média de torcedores no estádio Castelão é de aproximadamente 15 mil torcedores por jogo. A presença dos torcedores nos jogos de mando do Sampaio é tão significativa que não raras vezes quando o serviço de alto-falantes anuncia a renda e o número de pagantes a torcida vaia, porque o que se vê no estádio diverge muito do que se fala nos meios de comunicação e no serviço de alto-falantes do Castelão.
Uma rede de lojas esportivas anunciou que para cada camisa vendida do clube de futebol de maior torcida do Brasil ela vende três camisas do Sampaio Corrêa Futebol Clube. Veja que essa é a estatística apenas dessa rede de lojas. Não temos estatísticas das lojas do clube, que quase  sempre estão sem estoque suficiente para atender o torcedor, além de venderem camisas mais caras que a rede de lojas esportivas aludida (Lojas do clube – R$ 165,00, rede de lojas esportivas – R$ 146,00).
São mais de 1600 sócios torcedores, que quase sem qualquer benefício além da entrada gratuita pagam mensalmente prestações que variam entre R$ 15,00 e R$ 90,00, esperançosos de verem o Paio, como chamam carinhosamente, subir para a primeira categoria do futebol brasileiro. Ainda é muito pouco, mas os serviços de marketing do clube ainda são incipientes. Há muita coisa a fazer para atrair mais sócios torcedores. Temos que aprender com clubes como São Paulo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional, Barcelona. Temos que chamar o torcedor para dentro do clube, de modo que se desperte nele um forte sentimento  de pertencimento.
Outro fato que não podemos deixar de ressaltar é que hoje o torcedor isolado – o homem que ia só ao estádio – tende a ser substituído pela família torcedora. Agora a família toda vai ao estádio vestida com a camisa do Sampaio Corrêa, até porque, graças a Deus, aqui no Maranhão temos segurança e não temos problema de violência.
 Do mesmo modo que os torcedores do Atlético Mineiro explodiu o grito de “Sim, eu acredito”, na campanha passada do clube, os torcedores do Sampaio Corrêa têm um grito preso na garganta de “Sim, nós podemos”, porque todos nós acreditamos na possibilidade do Sampaio Corrêa fazer essa passagem e, tenho a certeza que num futuro muito próximo o Castelão explodirá com uma palavra de ordem que demonstre o crédito que o torcedor boliviano dá ao clube do seu coração, uma vez que acreditamos que o sonho se realizará, porque, de fato, nós podemos – “Yes, we can” – sim, nós podemos passar para a série A do futebol brasileiro.


[1] Escrito em Santa Inês, no dia 24 de agosto de 2015.

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