domingo, 13 de abril de 2014

O apelo do Don Fred contra violência das torcidas

 Hoje eu assisti o craque do fluminense num semblante que parecia um misto de pavor, revolta e medo, manifestar-se corajosamente contra a violência das torcidas organizadas dos clubes de futebol brasileiros.

Imagens mostraram torcedores hostilizando o Fred quando ele saía do treino. Torcedores de vários times brigando nos estádios, destruindo cadeiras, grades, e tudo que encontravam pela frente. Agrediam e machucavam pessoas que nada tinham com a violência por eles praticada. Gente que foi ao estádio de futebol apenas para assistir ao espetáculo, torcer pelo clube do coração, se divertir.  Um verdadeiro espetáculo do horror. Algo que nos impele a sentimentos incomuns e desconfortáveis como a náusea e a vergonha.
Esses vândalos são patrocinados por dirigentes de clubes que fazem da violência cabides de postos de trabalhos de bagunceiros que, segundo o referido manifesto, nem pagam para assistir aos jogos, são patrocinados pelo desvio de dinheiro pago pelos torcedores de verdade, pessoas de bem, que vão ao estádio se divertir, mas, para isso, pagam seus ingressos.
Estamos exaustos de saber que esse tipo de coisa grassa nos estádios brasileiros, graças a impunidade e a complacência das autoridades competentes e, ainda, a cobertura vergonhosa que recebem dos maus dirigentes de futebol, que ao invés de fomentar a paz nos estádios patrocinam a violência.
Por que hostilizar craques que nos dão tanta alegria? São eles, os craques, os protagonistas dos espetáculos futebolísticos que assistimos nos estádios e na televisão. São eles que fazem os gols de placa que nos remetem à felicidade e nutrem os nossos papos entre amigos, alimentando inúmeras vezes a gozação com os nossos amigos que torcem por times diferentes. São eles que nos fazem ir ao estádio só para ver um bom futebol, mesmo quando o nosso time não joga.
São craques como Fred, que nos faz torcer, sobretudo pelo futebol brasileiro, nos faz esquecer os dias estressantes e revigorar as nossas forças para mais uma semana de trabalho.
É hora de dizer CHEGA, colocar os vândalos na cadeia, abrir os estádios para as pessoas de bem que podem e querem ir ver os espetáculos mas ficam em seus lares com medo de sofrer violências.
Hipoteco o meu apoio ao Fred, por toda alegria que ele já nos deu como torcedores do Fluminense, pelo esforço e pelos gols feitos nos jogos da seleção brasileira, e desejo que ele siga adiante com muita fé e sem lesões, com a determinação de sempre, para que o Fluminense encontre seus dias de glória e a seleção brasileira, com a sua ajuda se sagre hexacampeã do mundo.
Desejo, enfim, que as autoridades brasileiras encarem o problema da violência nos estádios e em quaisquer lócus da sociedade brasileira, com a determinação que o caso merece, seguindo o exemplo de outros países, onde vagabundos violentos não têm vez, ou são colocados no lugar que merecem – a cadeia.

Obrigado por comentar.

Nenhum comentário: