sábado, 7 de fevereiro de 2015

O samba ganha mais espaço na cultura

Fiquei positivamente surpreso quando soube da escolha de Laurindo Teixeira para a Superintendência da Cultura Viva, da Secretaria de Estado da Cultura. Mais um gol cultural do Governo Flávio Dino, que depois da brilhante escolha da jornalista e folclorista Ester, para ser a titular da Secretaria da Cultura, escolheu um músico, pesquisador, percussionista, exímio conhecedor do samba maranhense.
Laurindo Teixeira, ao lado de Cacá, Josias Filho, Dener, Luís Júnior, Nato, o saudoso Carlão, Juca do Cavaco, Neto Peperi, Vilmar e outros bambas dessa maravilhosa Ilha, fizeram parte de um dos melhores grupos de samba que a Ilha de São Luís já teve – o grupo Sem Dimensão. Percussionista de peso, costuma tocar pandeirão, nas festividades juninas, no batalhão pesado do Boi do Maracanã, do saudoso cantador Humberto.
Em boa hora nos chega a notícia da escolha desse ferrenho militante do PC do B, sambista conhecido e reconhecido na Ilha, para ocupar um merecido lugar na Cultura do Estado. Sorte do governador e da secretária Ester? Imagino que estes ao escolherem o militante, pesquisador, o músico, nem sabiam da representatividade que essa figura comporta como um legítimo representante do samba maranhense. Agora vejo o samba muito bem representado no governo do estado.
Creio que os sambistas da Ilha, músicos, compositores, cantores, que há anos estão na luta, buscando o reconhecimento da arte que fazem, se enchem de esperança. Hoje o samba maranhense tem o respeito dos sambistas de todo o território brasileiro. Reconhecidos cantores e cantoras brasileiros quando se apresentam em nosso estado solicitam o acompanhamento do nosso músico. Agora é provável que, com a presença deste músico no governo do estado, haja a abertura de espaços de samba, que possibilitem ao sambista maranhense mostrar a sua música, a sua arte.
Ao novo Superintendente da Cultura Viva, Laurindo Teixeira, e à Secretária de Estado da Cultura, Ester, desejamos muito sucesso no desempenho das suas funções.
Obrigado por comentar.

Nenhum comentário: